10 dicas para vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais quando se considera a injeção de recursos na economia do país. Em 2025, ela deve consolidar, mais uma vez, uma posição de destaque no varejo brasileiro.
Segundo Fausto Lulio, consultor de negócios do Sebrae-SP, vale destacar que a data marca a celebração de um momento especial entre o casal, e este deve ser o primeiro apelo para guiar toda a estratégia da sua empresa. “Aproveitar épocas comemorativas, como o Dia dos Namorados, é fundamental porque elas representam ocasiões em que o consumidor está mais propenso a comprar. Elas aquecem o comércio, aumentam o fluxo de clientes e, consequentemente, o faturamento dos negócios, em especial, os pequenos e médios, que podem conquistar novos clientes e fortalecer o relacionamento com os atuais”, acredita Lulio.
Ficar de olho em datas comemorativas é vital para trazer mais receita, por isso, organização e planejamento mirando esses eventos são importantes para criar ações bem-sucedidas: “É preciso se preparar organizar estoques, direcionar vendas, maximizar lucros. Isso se torna uma forma de potencializar categorias e de alcançar outros clientes”, afirma Jeferson Mola, professor de Marketing da Trevisan Escola de Negócios.
O Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho. Mas para quem ainda não se planejou para esse período, uma boa notícia: “Até que o evento tenha se encerrado, dá tempo”, diz Mola. O consultor Fausto Lulio também acredita que sempre há tempo para se planejar. “O comportamento do consumidor brasileiro mostra que uma parcela significativa das compras para essa data acontece nos dias que a antecedem. Só em 2024, mais de 12 milhões de pessoas deixaram para comprar na última hora, segundo pesquisa da CNDL e SPC Brasil”, afirma.
Por mais que deixar as compras para o último momento seja uma mania nacional, a questão, segundo Mola, é que o comerciante que se programa pode ganhar mais. Se esse não é o seu caso este ano, fica a dica para as próximas datas comemorativas, inclusive a dedicada aos namorados no ano que vem. Lulio reforça a recomendação. Ele diz que é importante começar a aplicar estratégias de atuação em todas as datas temáticas: “Este é um processo que vai sendo refinado. Aos poucos, com a prática, cria-se a cultura”, explica.
Passo a passo para turbinar as vendas no Dia dos Namorados
Para começo de conversa, considere que se trata de uma data “afetiva”, então, além de traçar estratégias, procure colocá-las em prática com sensibilidade.
1. Coloque o cliente no centro de tudo: antes de pensar em produto, pense em quem vai receber e quem vai presentar. O que essas pessoas buscam? Quais são seus desejos, dúvidas e expectativas? Use as redes sociais para ouvir, faça enquetes rápidas, converse com clientes fiéis. “Quanto mais você entender seu público, mais assertivo será na escolha das ofertas e na abordagem”, indica Fausto Lulio, do Sebrae-SP.
2. Utilize as informações sobre seu cliente com sabedoria: criar um banco de dados para ter contato direto e constante com ele permite acessá-lo mais facilmente. Isso viabiliza análise de informações mais objetiva e maior agilidade na tomada de decisão. “Ao conhecer seu público, dá para definir o que oferecer, por que, de que maneira incentivar o consumo e como transformar a transação em uma experiência positiva para o cliente”, diz Jeferson Mola, da Trevisan Escola de Negócios.
3. Organize o estoque de forma estratégica: levante o que já tem e identifique os produtos com maior potencial para a data. Imagine como eles podem ser combinados para formar kits criativos, ou como podem ser personalizados para dar um toque especial. Não se esqueça de garantir embalagens bonitas e mensagens que emocionam. Lembre-se do poder dos detalhes. “Para quem atua com serviços, a dica segue a mesma linha. Veja qual experiência oferece e que pode ter maior potencial de aproveitamento para essa data”, sugere Lulio.
4. Crie experiências e não apenas ofertas: de acordo com Fausto Lulio, o consumidor busca mais do que um presente. Ele quer surpreender, emocionar, celebrar o momento especial. Por isso, apostar em experiências como embalagens personalizadas, entrega especial, cartões escritos à mão ou um serviço de consultoria para ajudar o cliente a escolher o presente ideal são diferenciais que você pode ofertar. O apelo é inspirá-lo para que ele tome a decisão de comprar.
5. Aposte em promoções inteligentes: baixar preço por baixar não significa que as vendas vão melhorar. Boas promoções consideram estratégias mais amplas, como descontos progressivos, brindes exclusivos, condições especiais para compras antecipadas ou de última hora. Kits e combos – com preços promocionais atraentes – também funcionam bem, porque facilitam a escolha e aumentam o tíquete médio.
Sorteios e campanhas nas redes sociais ajudam a engajar a atrair novos clientes, além de aumentar o alcance da sua marca. Coloque a criatividade para funcionar e procure ser original. O consumidor gosta de novidades e de ser surpreendido.
6. Pesquise a possibilidade de fazer parcerias: uma delas, de acordo com Jeferson Mola, é checar com fornecedores se eles têm produtos em estoque que poderiam agradar aos consumidores que querem fazer compras nessa data, e propor uma venda consignada. Isso não apenas permitiria oferecer algo interessante e diferente, como ajudaria a reduzir estoques e a manter o giro na loja.
Outra sugestão, segundo Lulio, é realizar collabs, pensando na criação de um produto exclusivo ou de uma nova experiência ou até na junção de marcas para promover campanhas colaborativas. Para ele, quando se faz isso, todos os parceiros ganham, porque o alcance da mensagem é ampliado – e o consumidor passa a conhecer outros players. Mas cuidado: ao prospectar um parceiro para essa collab, certifique-se de que os valores dele combinam com os seus.
7. Use a criatividade para turbinar a divulgação: você tem produto ou serviço de qualidade e tem um bom preço? De nada adianta se o potencial cliente não souber. Mostrar o benefício que ele pode ter com aquela compra é fundamental. Hoje, é impensável fazer isso sem as redes sociais. Use a força delas para mostrar sua preparação para a data. “Poste fotos reais dos seus produtos, vídeos curtos demonstrando bastidores e curiosidades, depoimentos de clientes e dicas de presentes”, sugere Lulio.
Ele destaca que o WhatsApp também pode ser um canal poderoso para contar as novidades para os clientes mais próximos. “O importante é ser autêntico e mostrar seu propósito de forma humanizada, pois isso valoriza o relacionamento”, conclui o consultor.
8. Integre todos os canais de vendas: atualmente, não dá para pensar em trabalhar “só” online ou “só” offline. É preciso interligar as estratégias e promover a sinergia entre o espaço físico e o ambiente virtual. “Para isso, é essencial usar a internet como meio de difusão da mensagem. Seu alcance é abrangente e será por meio dela que muitos clientes em potencial terão acesso ao negócio. Paralelamente, o espaço físico precisa estar preparado para oferecer um atendimento de excelência e proporcionar uma experiência positiva ao consumidor”, afirma Mola.
Se o negócio for exclusivamente digital, é preciso mapear todas as etapas da jornada de compra para entender a melhor maneira de atender esse cliente. “De qualquer forma, a cultura do omnichannel (atuar com canais de vendas integrados) segue e continuará ganhando relevância na estratégia de vendas.
9. Facilite a vida do cliente: quanto mais ele sentir que a compra tem tudo para fluir bem, maior a chance de fechar negócio com a sua marca. Ofereça diferentes formas de pagamento, parcelamento e, no caso de vendas online, entrega expressa ou retirada rápida, desconto no frete ou frete grátis. Deixe claro os prazos e condições e esteja sempre disponível para tirar dúvidas. “Atendimento ágil, gentil e transparente faz a diferença, principalmente para quem compra na correria. Lembre-se: seu papel é facilitar o acesso, então, encurte esse caminho”, explica Fausto Lulio.
10. Fidelize o consumidor que chega até você: aproveite o contato para criar um relacionamento, de preferência, duradouro. Envie uma mensagem de agradecimento, peça para ele contar como foi a experiência de compra, ofereça um cupom para a próxima compra. O pós-venda é o início de uma nova jornada com esse cliente. O Dia dos Namorados é uma data cheia de significado. Para quem conseguir transmitir emoção, cuidado e atenção aos detalhes, o resultado vai ultrapassar as vendas. O consultor do Sebrae-SP afirma que essa será uma oportunidade de o cliente criar memórias positivas, e isso ajuda a construir marcas fortes e negócios sustentáveis.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios